quarta-feira, 5 de abril de 2017

AUTOGESTÃO CRIATIVA - LABORATÓRIO 07
POSTURAS DE REDE

Por que a rede de dormir?

Sua ancestral e indiscutível versatilidade, inspira. Ambiente para se nascer, dormir, namorar, brincar; morrer e agora também se exercitar.

O nordestino Luis Camara Cascudo em seu estudo etnográfico “Rede de Dormir”, defende sua origem como sendo indígena brasileira e de “insuperável comodidade” - "O leito obriga-nos a tomar seu costume, ajeitando-nos nele, procurando o repouso numa sucessão de posições. A rede toma o nosso feitio, contamina-se com os nossos hábitos, repete, dócil e macia, a forma do nosso corpo". 

Sim, nossa brasileiríssima e circular rede, acolhe (aconchego) a sinuosidade do corpo, o convida continuamente ao balanço (sacolejo), ao movimento (agito), mesmo em estado de repouso (relax); alimenta a criatividade (emborcada), a volta à fantasia profunda, ao sono, sonho, lazer e fazer desinteressado (autonutrição); balançando de lá pra cá, construindo nossa memória pessoal e coletiva. Eis as “Posturas de rede” - posições ativas, para os músculos, os nervos, os fluxos do sangue, das ideias, das emoções e sensações.Entre balanços e bocejos vivemos, criamos e nos expandimos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário