Início

Comunic-Ação Criativa é uma metodologia que entende a Comunicação Social numa perspectiva edu-comunicativa, comprometida com atitudes
transformadoras,  sustentadas pelas pontes entre 
Ciência – Filosofia – Artes – Tradições.

Nasce de estudos, pesquisas e vivencias transdisciplinares, iniciadas no ano 2000, que abraçam Teoria da Comunicação, Teoria Holística, Cultura,  Ambiente,  Espiritualidade;  Danças Sagradas/Povos e tradições associadas  em comunidades da Amazônia brasileira; e Treinamentos-Vivencias de danças circulares de povos dos quatro continentes.

Revela e utiliza formas e sentidos da comunicação dialógica, inclusiva e humanizadora, reconhecendo o corpo humano e suas diversas inteligências e linguagens, como suporte e meio de 
Comunicação Social, criativo por excelência.



“Como já disse pessoalmente à autora, o contato inicial com o material já causa uma atitude de respeito e de encantamento, porque é diferente e bem cuidado. O conteúdo também é muito interessante. Posso dizer porque vivenciei este trabalho em Porto Alegre/RS e sei como é bom e profundo.”.

Marcelo Manzatti - Cientista Social pela USP/SP, Mestre em Antropologia pela PUC-SP; preside o Fórum Permanente para as Culturas Populares e modera a Rede das Culturas Populares desde a sua fundação. Fundador do Boletim Famaliá, através do qual edita de circulação nacional, com foco na divulgação de notícias e da agenda dos eventos ligados às culturas populares.


Contato: manzatti@gmail.com/ www.famalia.com.br – Brasília/DF

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
“Questo lavoro provoca allegria e la volontà di ritornare o di andare in Amazzonia. Sono immagini ricche di differenti emozioni; la musica e i canti accompagnano le immagini che senza l'uso di celebri e imcomprensibili concetti, spiegano con molta precisione cosa sia la Comunicazione creativa e come questa si costruisce. Prima di udire la voce narrativa dell'autrice, le persone sono trasportate nel lavoro di Dea Melo, attraverso l'esperienza del corpo, delle emozioni, dei miti amazzonici e delle storie singole e personali di ciascuno, al di là di qualsiasi confine geografico. Dopo aver assistito al video più volte, é stato possibile per me partecipare ad ogni situazione. Il film dura 8 minuti ma la visione alla quale lo spettatore si affaccia coinvolge oltre questo limite temporale. Un viaggio unico e bellissimo”

Tradução: “Esse trabalho me dá alegria e vontade de voltar rapidamente para a Amazônia. São imagens cheias de emoções diferentes; a música e os cantos acompanham as imagens e sem usar célebres e incompreensíveis conceitos, explica com muita precisão o que é Comunic-Ação Criativa e como se constrói. Até de ouvir a voz e a narrativa de Déa Melo, a gente se transporta para o universo do corpo, das emoções, das histórias amazônicas e das pessoas, de onde quer que elas venham ... é lindo! Depois de assistir o vídeo algumas vezes, foi possível para mim, entrar quase que em cada uma das situações e aí foi uma viagem muito, mas muito mais longa do que 8 minutos...”

Alessia Mallardo – Psicóloga; Mestranda em Antropologia na Universidade Paris Ouest Nanterre-La Défense.

Contato: alessiamallardo@hotmail.com - Paris/FR

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
" Lindo o vídeo da Comunic-Ação Criativa! Fiquei muito emocionada e me enchi de uma maravilhosa felicidade, como se estivesse dentro da gravação, participando do trabalho, sentindo este Brasil tão natureza-muito lindo, parabéns; mil parabéns!"

Lucíola Santos Rabello - Médica Homeopata, FAO; Pneumologista, Nutriendocrinologista funcional, Doutora em Ciências Sociais.

Contato: doutoraluciola@gmail.com – Brasília/DF

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
​“Teu trabalho é maravilhoso! Consegues uma dose dupla de sabedoria - contextualizar e ressignificar as Danças Circulares numa visão maior. Muito bom, amei as imagens, as danças escolhidas, e principalmente a poesia que respira nestes 8 minutos. Parabéns, querida! Vida longa pra você!”

Lúcia Cordeiro - Dançarina; Coreógrafa; Focalizadora de danças circulares;Terapeuta corporal e Jornalista.

Contato: luciahcordeiro@hotmail.com – Rio de Janeiro/RJ